sábado, 3 de dezembro de 2011

HABEAS CORPUS A JOÃO FAUSTINO.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar ao pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do suplente de senador, João Faustino Ferreira Neto, que é suplente do senador, José Agripino (DEM) e que está sendo investigado na operação Sinal Fechado, do Ministério Público Estadual.
A decisão foi proferida pelo desembargador Adilson Vieira Macabu na manhã desta sexta-feira (2). Faustino é apontado pelo Ministério Público como o "lobista" do esquema que ocorria no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte no período de 2008 a 2010.
O suplente de senador (suplente de José Agripino) passou na tarde desta quinta-feira (1º) por um procedimento médico de cateterismo.
Ele está internado na Casa de Saúde São Lucas desde o sábado passado, depois que sentiu fortes dores no peito enquanto estava detido no quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Fonte: Política Pau Ferrense/Tribuna do Norte

SINAL FECHADO 1: MP DENUNCIA WILMA, IBERÊ E MAIS 32 PESSOAS.

Os promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público ajuizaram nesta sexta-feira (2) a Denúncia Criminal contra 34 acusados de participar do esquema fraudulento identificado na Operação Sinal Fechado. Entre os acusados estão os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira, além do suplente de Senador João Faustino.
Segundo os promotores de Justiça as provas são tão contundentes da existência do esquema que mesmo tendo analisado apenas 1/6 de todo o material apreendido durante a Operação, já foi suficiente para embasar a denúncia ajuizada nesta sexta.
Como a Denúncia traz novas citações de interceptações telefônicas, telemáticas e informações bancárias, a íntegra do documento não pôde ser divulgada pois aguarda posicionamento da Justiça para definição se será decretado sigilo ou não dessas informações.
Além da Denúncia, os Promotores de Justiça apresentaram dez pedidos de prisão preventiva, dos quais cinco foram deferidos. Além dos quatro acusados que já tinham prisão preventiva decretada (George Olímpio, Alcides Fernandes Barbosa (SP), Carlos Zafred (SP) e Marcus Vinícius Furtado da Cunha), foram decretadas as prisões preventivas de Caio Biagio Zuliani, Nilton José de Meira (PR), Flávio Ganem Rillo (PR), Fabiano Romeiro e Edson Cézar Cavalcanti Silva.
O Ministério Público aguarda agora a manifestação do Poder Judiciário se será recebida a Denúncia.

Veja abaixo a lista dos denunciados e os crimes pelos quais são acusados.

1. George Olímpio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e corrupção ativa.
2. João Faustino: formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.
3. Wilma de Faria: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.
4. Iberê Ferreira: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
5. Lauro Maia: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção passiva e fraude em licitação.
6. Alcides Fernandes Barbosa: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, tráfico de influência e fraude em licitação.
7. Marcus Vinícius Furtado da Cunha: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
8. Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
9. Marcus Vinicius Saldanha Procópio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa.
10. Eduardo de Oliveira Patrício: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.
11. Marco Aurélio Doninelli Fernandes: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.
12. José Gilmar de Carvalho Lopes: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
13. Edson Cézar Cavalcante Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.
14. Carlos Alberto Zafred Marcelino: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.
15. Luiz Antônio Tavolaro: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.
16. Jailson Herikson Costa da Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.
17. Caio Biagio Zuliani: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.
18. Fabiano Lindenberg Santos Romeiro: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e dispensa ilegal de licitação.
19. Cézar Augusto Carvalho: formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.
20. Nilton José de Meira: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
21. Flávio Ganem Rillo: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
22. Marluce Olímpio Freire: formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa.
23. Edson José Fernandes Ferreira: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.
24. Jean Queiroz de Brito: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
25. Luiz Cláudio Morais Correia Viana: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
26. Benevenuto Pereira Guimarães: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
27. José Confessor de Moura: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.
28. Priscilla Lopes de Aguiar: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.
29. Eliane Beraldo Abreu de Souza: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.
30. Harald Peter Zwetkoff: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.
31. Érico Vallério Ferreira de Souza: formação de quadrilha e fraude em licitação.
32. Cíntya Kelly Delfino: lavagem de dinheiro.
33. Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro: peculato e fraude em licitação.
34. Ruy Nogueira Netto: extorsão.

Fonte: Tribuna do Norte/MP/RN

POLÍTICOS SE MEXEM EM SERRINHA DOS PINTOS.

Ontem, a cúpula do PMN de Serrinha dos Pintos reuniu-se para um jantar, que contou com a presença do deputado estadual e presidente da sigla partidária, Antônio Jácome. Durante a reunião, diversos assuntos foram debatidos e a manutenção do bloco PMN no município deverá ser mantida. Compareceram diversas lideraças municipais e aliados, assim como integrantes do PT, todos da base de sustentação do prefeito Chiquinho.
Nos agradecimentos, o vice-prefeito, Chicão, citou a unidade do legislativo municipal; fez elevados elogios a administração do município, aos secretários e em especial a primeira dama, Ana Paula, que segundo Chicão é o esteio extra-político da atual gestão.

Foto: blog do Raimundinho Duarte

DEU NO FOLHA REGIONAL...

Dr. Cleodon quer mudar perfil administrativo da cidade de Tenente Ananias.

Médico quer mudar perfil administrativo.

“Está na hora de Tenente Ananias se livrar do marasmo na administração pública e experimentar um novo modelo de gestão.” A opinião é do médico Cleodon Rodrigues, diante da falta de políticas públicas que aproveitem a oportunidade de desenvolvimento socioeconômico do município alto-oestano.
Cleodon Rodrigues pontua vícios antigos que insistem na atual administração municipal. Segundo ele, a prefeita Maria José (PSB) se satisfaz em apenas pagar os salários dos servidores, esquecendo que governar é muito mais do que isso. “As pessoas precisam de emprego, de renda, de melhorias na saúde, de educação e de condições de vida digna”, defende.
De origem de comerciante, o médico mostra o exemplo de como investir na cidade para melhorar a vida das pessoas. As empresas de seu pai, comerciante Tadeu Rodrigues, criam vagas de trabalho e empregam pessoas exclusivamente do município. A rede JTR, que conta com uma distribuição e indústria textil, se prepara para dotar a cidade do primeiro condomínio-clube, o West Ville Residence. Também projeta a construção de um hotel clube. “É prova de que acreditamos e investimos em Tenente Ananias”, diz. “E que a administração pública poderia seguir o exemplo.”
Para Cleodon Rodrigues, a mudança na gestão pública só será possível com a substituição de nomes que estão no poder. Ele se propõe a representar o novo momento de Tenente Ananias, colocando o seu nome para avaliação do eleitor. Filiado ao PMDB, o médico está disposto a disputar a Prefeitura em 2012.
Segundo ele, não trata-se de um desejo de poder, mas, sim, de oferecer a sua colaboração com o futuro do município. Ele já trabalha na área de saúde para atender as pessoas que não encontram assistência na rede municipal de saúde. Na Fundação de Assistência Social e Cultural Vicente Jácome da Costa, o médico atende a mais de 50 pacientes por semana, em dias alternados. “Nos atendimentos, a gente sente que o cidadão está decepcionado com a administração municipal. É o sentimento de quem deseja mudança”, diz Cleodon.
A partir da constatação de que as pessoas estão decepcionadas com a atual prefeita, o médico se sente estimulado para se lançar candidato. Ele, porém, sabe que precisará de costura política para viabilizar o palanque da oposição. Para isso, Cleodon Rodrigues vai abrir diálogo com todas as alas oposicionistas, como forma de fortalecer o projeto.

Fonte: Jornal de Fato

DR. PIO X PODERÁ CHEGAR A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APÓS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.

É cada vez mais forte a possibilidade do médico Dr. Pio X chegar a Assembléia Legislativa após as eleições municipais. Dr. Pio mira politicamente nas cidades de Major Sales e Luiz Gomes, contudo sem perder de vistas cidades importantes como Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, Paraná, José da Penha. O médico também acompanha atentamente as noticias da politicas de Natal e Mossoró.
Em Natal existe o desejo de união das forças de oposição. Declarações dadas na imprensa pela ex-governadora Vilma e pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves deixarão claras estas possibilidades, também existe o desejo de atrair as forças politicas de Robinson Farias e do PT.
A chapa mais comentada e faladas nas rodas políticas é Carlos Eduardo prefeito e Márcia Maia como vice. Esta chapa sendo formada e consolidando a vitoria em Natal nas proximas eleições, levaria Lauro Maia primeiro suplente do PSB na ultima eleição a assumir o assento na Assembléia Legislativa, deixando o médico Dr. Pio X como primeiro suplente.
Já em Mossoró, sempre bem avaliada nas pesquisas a deputada Larissa Rosado ganhou de presente de final de ano uma declaração da presidenta Dilma afirmando que virá a Mossoró somar forças para a eleição da deputada Larissa Rosado. Caso Larissa seja eleita prefeita de Mossoró, quem assumirá seu lugar na Assembléia legislativa será o suplente de deputado estadual Dr. Pio X.
As possibilidades são reais e o ex-prefeito Dr. Pio está acompanhando a tudo atentamente. Dr. Pio está dedicado neste momento ao projeto eleitoral de Major Sales e Luiz Gomes, acompanha cada movimentação politica. Major Sales e Luiz gomes deverão ter eleições tranquilas com a formação de chapas unica para a disputa em 2012.
Em Major Sales Dr. Thales caminha a largos passos, sempre acompanhado da liderança da prefeita Maria Elce que fez de Major Sales uma das cidades mais linda de todo Alto-Oeste.
Já em Luiz Gomes o atual prefeito Tadeu Nunes enfrenta várias dificuldades deixadas pelo ex-prefeito dedézinho que renunciou o mandato sem nenhuma explicação. Colocando Luiz Gomes no caos administrativo. Dr. Tadeu tenta superar as dificuldades encontradas naquele município, caso ele consiga vencer estas barreiras e restabelecer a ordem administrativa herdada, Dr. Tadeu estará credenciado e poderá contar com o apoio do suplente de deputado Dr. Pio X.

Fonte: Folha Regional RN

EFEITO DILMA IMPULSIONA CANDIDATURAS FEMININAS NA ELEIÇÃO DE 2012. (1ª PARTE).

Entre ministras, deputadas, senadoras, esposas e filhas de políticos, ao menos 48 mulheres são cotadas para o comando de capitais.

Os nomes que devem disputar as eleições de 2012 ainda estão sendo definidos pelos partidos, mas ao menos 48 mulheres estão no páreo na corrida pelo comando de 22 das 26 capitais do País. Somente em João Pessoa, Curitiba, Recife e Campo Grande não há nomes femininos na disputa até o momento. "O número de mulheres deve superar o de 2008, ainda mais com a influência da presidenta Dilma Rousseff", diz a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos.
Em 2008, 29 candidatas concorreram em capitais brasileiras. No ano que vem, as eleições municipais poderão contar com a participação de ministras, senadoras, deputadas federais e estaduais, além de mulheres e filhas de políticos que consolidaram seus nomes nos principais colégios eleitorais do País.
Em 2008, duas mulheres foram eleitas prefeitas de capitais: Luizianne Lins (PT), reeleita em Fortaleza, e Micarla de Souza (PV), que concorrerá à reeleição em Natal. Em 2012, Micarla pode disputar com outras duas mulheres na cidade: a deputada estadual Gesane Marinho (PSD) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que enfrenta acusações de fraude, mas segue no páreo caso a sigla decida lançar candidatura própria.
No ano que vem, ao menos uma ministra do governo Dilma pode deixar a pasta para virar candidata. A ministra Iriny Lopes, da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, é cotada para disputar a Prefeitura de Vitória (ES) pelo PT, partido que comanda a administração municipal.
Já a ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos, anunciou que não será candidata do PT em Porto Alegre. Se fosse disputar, Rosário enfrentaria na capital gaúcha a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), que aparece na liderança em pesquisas de intenção de voto. "O grande aumento de participação é no Executivo (...) Já no Legislativo, tivemos um aumento residual. Isso revela os limites, a real face para a mulher ocupar espaço de poder", disse Manuela ao iG.
Não é em todos os casos, contudo, que a influência de Dilma joga a favor de uma candidatura feminina. Depois da intervenção da presidenta, num esforço conjunto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Marta Suplicy (PT) retirou-se da disputa pela Prefeitura de São Paulo. Mesmo com a desistência da petista, duas mulheres podem entrar na corrida eleitoral na capital paulista. Pelo PSB, a deputada federal Luiza Erundina pode ser lançada, caso o partido opte por candidatura própria. Além disso, o PPS lançou a pré-candidatura da ex-vereadora Soninha Francine, que em 2008 obteve 4,2% dos votos.
Negócio de família
Com ou sem experiência no Executivo e no Legislativo, mulheres e filhas de políticos de projeção nacional devem pegar carona no ativo eleitoral da família para disputar vagas na corrida de 2012 em diversas capitais. No Rio, o PR de Antony Garotinho articula chapa com o DEM para emplacar como candidata a vice-prefeita a deputada estadual Clarissa Garotinho, filha do ex-governador que já ocupou também uma cadeira na Câmara Municipal.
"O início do meu mandato como vereadora foi um momento difícil. Isso porque era mulher num ambiente predominantemente machista. Segundo, era a mais nova. Terceiro, tinha de provar que eu não estava ali só porque era filha dois ex-governadores", contou Clarissa ao iG. A chapa de Clarissa deverá enfrentar a vereadora Andréa Gouvêa (PSDB), que ameaçou deixar a sigla caso não fosse candidata e deverá disputar a prefeitura.
No Piauí, a mulher do senador Wellington Dias (PT-PI), a deputada estadual Rejane Dias, é cotada como pré-candidata do PT em Teresina. Ainda na capitau do Piauí, a mulher do governador Wilson Martins, a ex-deputada Lilia Martins, é uma opção do PSB caso o partido opte por candidatura própria. Herdeira da família Lyra, a vice-prefeita Lourdinha Lyra pode ser apresentada pelo PSD em Maceió, capital alagoana, caso o deputado federal João Lyra (ex-PP) não concorra.
Mulher do deputado federal Esperidião Amin, a ex-deputada Ângela Amin, pode concorrer em Florianópolis, capital catarinense, embora o PP não confirme a informação. Outra Ângela poderá ser candidata na cidade: Ângela Albino (PCdoB), terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto.
Filha do senador licenciado pelo Tocantins, João Ribeiro, a deputada estadual Luana Ribeiro pode ser apresentada pelo PR em Palmas. O partido também poderá optar pelo nome da ex-prefeita e deputada federal Nilmar Ruiz. Na capital, o PMDB, partido que comanda a prefeitura, cogita a candidatura da ex-primeira-dama do Estado Dulce Miranda, mulher do ex-governador Marcelo Miranda. E o PDT estuda lançar a mulher do deputado Ângelo Agnolin, Edna Agnolin, a prefeita de Palmas.

Fonte: Último Segundo

LEIA AMANHÃ A 2ª PARTE DESTA MATÉRIA.

VICE-PREFEITA DE BARAÚNAS TAMBÉM TROCOU DE PARTIDO.

E de Baraúna vem outro alerta à Procuradoria do TRE:
Thaisa
Não sabemos porque, mas a PRE esqueceu de colocar a vice-prefeita de Baraúna, LUCIANA, esposa do ex-prefeito cassado Gilson Professor, que igual ao caso de Currais Novos, saiu do PSB e foi para o PMDB.
Abraços e aguardamos apuração da PRE.

Fonte: blog da Thaísa Galvão

LEITOR CHAMA ATENÇÃO PARA PREFEITO E VEREADOR DE GOIANINHA QUE TAMBÉM TROCARAM DE PARTIDO.

O leitor Sebastião Fontes, depois de ler a lista de políticos com risco de perderem mandatos porque troaram de partido sem justa causa, manda e-mail para o Blog que é, na verdade, um recado à procuradoria Regional Eleitoral, do TRE-RN.
Eis:
Thaisa,
Nesta relação falta a inclusão dos nomes do prefeito de Goianinha, sr. Júnior Rocha e do vereador Odilon Barbalho.
Eles mudaram de filiação para o PMDB, em setembro passado, em grande festança, inclusive com a presença dos caciques do partido aqui no estado.
Acorda MPRN, porque praticaram infidelidade partidária.
Nos eleitores de Goianinha, estamos de olho…

Fonte: blog da Thaísa Galvão

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, MARCO MAIA CONFIRMA A SANDRA ROSADO PRESENÇA NO EVENTO DO PSB.

Líder do PSB na Câmara, a deputada federal Sandra Rosado foi recebida nesta quinta pelo presidente da República em exercício, o presidente da Câmara Marco Maia.
Sandra foi ao Planalto acompanhada de deputados da bancada do PSB, para convidar Maia a participar, neste fim de semana, em Brasília, do XII Congresso Nacional do PSB.
Marco Maia confirmou presença na abertura oficial, às 18h desta sexta-feira no auditório Petrônio Portela do Senado Federal.
Ontem o Congresso foi aberto extra-oficialmente.

Fonte: blog da Thaísa Galvão

CENTRAL DO CIDADÃO MORRE AOS POUCOS NO RN.

Parece ser um programa de governo a desestruturação e, por fim, morte do sistema “Central do Cidadão”, nascido no período de gestão do hoje ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB).
As Centrais de Nova Cruz e Currais Novos já têm seus serviços praticamente paralisados. Em Mossoró, a queixa é generalizada também.
De Pau dos Ferros o Blog também recebe relatos de “apagão” no serviço.
Ao todo, são 20 unidades estrategicamente espalhadas entre a capital e o interior e com uma demanda já asfixiante.
Essa é uma ideia que nasceu no Paraná (Governo Jaime Lerner) e espalhou-se pelo país, em face de sua dinâmica e resultados práticos em favor do cidadão.
No RN, parece sentenciada de morte.

Fonte: blog do Carlos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário