terça-feira, 17 de janeiro de 2012

        
        O SUS fornece gratuitamente, para a rede básica de saúde, os medicamentos essenciais para o controle do diabetes. O elenco de referência tem financiamento pactuado das três esferas de governos: federal, estadual e MUNICIPAL. O Ministério da Saúde repassa recursos para estados e municípios que adquirem e distribuem os medicamentos e insumos necessários, como glicosímetros, fitas reagentes para medida da glicemia capilar, seringas e agulhas para aplicação de insulina. Como também das insulinas NPH e Regular, sendo o maior comprador mundial de insulina.
        Em MARCELINO VIEIRA, tive a oportunidade de visitar ontem (16.01.2012), o Posto de Saúde Dona Laura, que é aberto o dia inteiro, fui muito bem atendida pelo servidor Biel e percebi pessoalmente a competência desta rede básica que se dá através de protocolos clínicos, capacitação de profissionais de saúde, assistência farmacêutica com fornecimento gratuito dos medicamentos essenciais. Além do mais, a insulina é acondicionada em geladeiras que estavam absolutamente tudo, em estado perfeito de conservação naquela unidade de saúde, estou muito feliz em constatar in loco, esta situação.
      Eu tenho um sobrinho de 10 anos de idade(domiciliado no Sítio Juazeiro/MVieira) que é portador de diabete, e injeta 2 vezes por dia insulina do tipo NPH, e é beneficiado por 2 ampolas mensais e 60 seringas. Inexiste reclamações a respeito deste caso relacionado a assistência aos diabéticos.
      Deste modo e sobre este tema, PARABENIZO AOS GESTOR FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, pela competência de atender com eficiência a esta demanda necessitada.

Curiosidade: Se um paciente diabético(que consome 2 ampolas mensais) não fosse assitido pela saúde básica, ele teria uma despes

Nenhum comentário:

Postar um comentário